navegue
4.1.18

O livro do juízo final, Connie Willis


Ano novo começou e as leituras não param. Posso dizer que comecei 2018 da melhor forma possível: concluindo um livro incrível. Ultimamente, eu tenho devorado ficção científica, é um gênero que eu não esperava gostar tanto e que pode se tornar o meu favorito de todos os tempos. Principalmente, os que são escritos por mulheres, que é o caso de 'O livro do Juízo Final'.


Kivrin é estudante de história e vive no ano de 2054, onde as viagens no tempo já são realizáveis. Existem as máquinas de tempo e um canal pode ser produzido para que certa pessoa viaje facilmente para qualquer ano. Mas é claro que isso acontece com todos os cuidados possíveis, evitando colocar a vida do/da viajante em perigo, por isso eles tomam grandes precauções, cada passo é cientificamente e matematicamente calculado para que não haja desvios tão grandes durante a chegada.

É aí que uma das protagonistas da história se encaixa, Kivrin quer viajar para o ano de 1320, a fim de coletar dados sobre o modo de viver, as construções e os habitantes do pequeno vilarejo. Ela está empolgada para realmente conhecer a Idade Média, mesmo que o ranking de risco dessa época fosse 10. Naqueles anos, além das doenças, havia degoladores e estupradores a solta, ou seja, era um perigo real para qualquer mulher, que eram proibidas até mesmo de se defender. Mesmo sabendo de todos esses perigos, Kivrin não desiste, se entrega aos estudos durante dois anos (ela estuda latim, inglês antigo, costumes, vestimentas e uma porrada de outras coisas) e, finalmente, decide ir. Quando ela chega em 1320, Kivrin se torna Isabel de Bauvrier.

"Faz parte do disfarce, já disse. Eu sou Isabel de Bauvrier, supostamente atacada por ladrões durante uma viagem."

Em outra perspectiva, temos o sr. Dunworthy, o professor de Kivrin, que é quem se preocupa mais com sua aluna e os perigos que ela vai enfrentar se fizer a viagem. Ele se preocupa tanto que chega a irritar muitos outros personagens, afinal, ele se torna super protetor. Considera todas as possibilidades ruins das coisas que podem acontecer com ela. E é até compreensivo, mesmo com todos os cuidados possíveis, é a vida de uma pessoa que está na jogada, não é mesmo? 

O livro tem esses dois pontos de vista, um capítulo para Kivrin e outro para o sr. Dunworthy e é interessante porque temos capítulos sobre o passado e sobre o futuro, já que o professor está no ano de 2054 e Kivrin em 1320.

Connie Willis é uma escritora de ficção científica bem premiada no mundo inteiro, mas eu nem sabia da existência dessa mulher antes de ler 'O livro do juízo final'. E posso afirmar, através da minha experiência com o livro, que a escrita dela é maravilhosa. A cada capítulo lido, eu me senti cada vez mais ansiosa pra saber o destino de Kivrin e a autora consegue criar tudo com tantos recursos reais que é impossível não vibrar com todas as emoções. Connie consegue, ao mesmo tempo, retratar um passado de forma verdadeira, sem romantizações e idealizações, e criar um futuro que não é muito impossível do nosso. Eu consegui me ligar tanto aos capítulos do passado quanto os do presente, porque o desenrolar da história para ambos os lados são bem intrigantes. 


Ela com certeza não conseguiria criar uma história como a de Kivrin sem ter pesquisado MUITO, a Idade Média era repleta de doenças perigosas, como a Peste Negra, e eu nunca me senti tão assustada com uma doença como a que eu vi retratada em 'O livro do juízo final'


Fazia um bom tempo que eu não lia um livro de 500 e poucas páginas em 4 dias, um livro que conseguiu me conquistar desde as primeiras páginas de um jeito tão mágico que fez eu me emocionar em muitos capítulos, de chorar mesmo ao acompanhar a perda de certos personagens importantes... Sabe aquele momento em que você termina um livro maravilhoso e se pergunta o que vai fazer da vida? Pois é, eu tava assim, logo corri para favoritar no Skoob. Sim, uma ficção científica se tornou um dos meus livros favoritos e isso só me deixou com mais vontade de procurar mais mulheres que escrevem nesse gênero. 

Enfim, não vou falar mais dos motivos que me conquistaram, porque certamente seria spoiler, eu só queria escrever essa resenha para a minha leitura não passar em branco. Vocês precisam ler esse livro! Sem se prender ao gênero, porque a leitura não possui empecilhos, na verdade você até se esquece de gênero, de quantidade de páginas, porque a história te puxa de um jeito incrível e te leva, quando viu cê já terminou de ler. 

DADOS

Título: O Livro do Juízo Final (Oxford Time Travel #1)
Autora: Connie Willis
Editora: Suma
Número de páginas: 576
Ano de publicação: 2017
CLASSIFICAÇÃO: 
Para comprar: (R$ 38,20 | AMAZON)

21 comentários:

  1. Eu adoro histórias que relatam viagens no tempo, fiquei curiosa para ler este livro!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderExcluir
  2. OI Haise, tudo bem? Aqui é a Shana, do Together!
    Queria avisar que não vi o selo do projeto em nenhum lugar do seu blog, e queria confirmar se você só esqueceu de colocar ou se não quer mais fazer parte mesmo. :) Lembrando que o selinho nos ajuda e é de uso obrigatório!
    Beijinhos~

    http://togetherp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shana! Desculpa por isso, eu mudei o layout um dia desses e acabei esquecendo de fazer isso, mas agora tá certinho. O banner tá no último gadget à direita e também em: menu > blogagens coletivas, na parte superior do blog <3

      Xoxo.

      Excluir
  3. Ah, faz tempo que não vejo um livro de que nunca ouvi falar que me interessa tanto! Amo ficção científica, amo viagens no tempo e amo livros enormes que a gente lê rapidinho sem nem perceber... Rs... Dica anotada com certeza, espero ter a oportunidade de ler logo.

    ResponderExcluir
  4. Oi! A capa não revela nem um pouco do que se trata o livro, até me surpreendi com a proposta da trama. Fiquei curiosa com que vai acontecer com a personagem durante sua viagem. Bjs <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse gênero, mas esse livro parece ser ótimo. Achei interessante a parte de viagens. ❤
    A capa está muito atrativa.
    Amei a resenha, beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi oi querida!

    Eu amei a resenha. Deu para ter uma boa noção do enredo e premissa da obra. Mas infelizmente, não curti a história... vou deixar para a próxima.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a resenha e a dica de livro. Eu adoro ficção científica, é um dos meus gÊneros preferidos com toda certeza. Achei a proposta muito intrigante, vou adicionar à minha lista do Skoob. Adorei o post (e o seu blog que é lindo)!

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Já peguei um livro que tinha a peste negra, e ela assusta mesmo, impressionante seu grau de destruição. Em relação ao livro, é assim que deve funcionar quando o livro é bom, esquecemos seu gênero, quantidade de páginas e apenas nos jogamos na leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Adorei a resenha. Nunca tinha parado para ler sobre o que se tratava esse livro e agora que li, fiquei bem curiosa. Que bom que curtiu a leitura e obrigada pela indicação, já adicionei ao Skoob.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  10. O título desse livro é forte e gera curiosidade hehehe quem sabe eu animo a ler ao menos a "sinopse" dele!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que amo livros de ficção cientifica e com certeza vou ler este livro um dia. Já deixei até no meu bloco de notas o nome. Adorei saber sobre este autor que eu ainda nao cnhecia! Sucesso <3

    ResponderExcluir
  12. Você me deixou curiosa com sua resenha sobre este livro, não conhecia, irei colocar na minha lista de livros para este ano. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Adorei seu post, ainda não li esse livro, mas já ouvi bastante falar dele, eu gostei muito da sua resenha e já vou colocar na minha lista de comprinhas, beijos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Nunca ouvir falar desse livro mas parece ser um livro bem legal, até fiquei interessado! Amei o post 💙✨

    ResponderExcluir
  15. Que massa! queria conseguir ler um livro por dia ahahhahahaha para poder ler todos os que gostaria! Também curto pegar livros escritos por mulheres para ler, beijos

    ResponderExcluir
  16. Já pensou que excelente era podermos realizar as viagens no tempo? Fiquei interessada nesse livro!

    ResponderExcluir
  17. Nunca li, mas pela sua resenha o livro parece ser eletrizante. Adorei conhecer esse livro..já vou procurar pra comprar e ler também. Arrasou na resenha.

    ResponderExcluir
  18. Que história curiosa! Deve ter ser realmente boa para conseguir ler um livro de 500 pag em 4 dias :)

    ResponderExcluir
  19. Quando li o titulo "O juizo final" fiquei com um pouco medo, mas achei super interessante o livro me deu até vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  20. Estamos adorando ler livros :) E já ficamos curiosas pra ler este tbm já vamos anotar na noasa lista para ler.Nunca lemos livro de ficção científica,mas esse parece ser muito bom :)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial