Uma Longa Jornada, Nicholas Sparks

escrito por ♡ outubro 26, 2017

Título: Uma longa jornada
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2013 
Páginas: 368
Editora: Arqueiro

Comprar em: (Submarino - R$ 18,78)

CLASSIFICAÇÃO: 

SINOPSE: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. (+ skoob)


Uma Longa Jornada conta com três personagens principais: Ira, Sophia e Luke.

Primeiro, somos apresentados a Ira, um senhor de idade que acaba sofrendo um acidente logo no começo do livro. E fica preso em seu carro, e em meio a fome e sede, Ira começa a ver sua falecida esposa dentro do carro e conversa com ela, relembrando momentos únicos que passaram juntos. A narrativa desses momentos é cativante, o autor nos leva a outro mundo, de volta a meados de 1939, uma época em que a cultura era muito diferente. O amor entre Ira e sua esposa Ruth aconteceu de uma forma tão bonita e natural que faz com que nos apaixonemos por eles a cada paragrafo lido.

Ruth era uma imigrante judia, que fugiu com sua família da Alemanha, por causa do caos causado por Hitler, que todos nós conhecemos. E Ira acabou conhecendo-a na igreja, e se apaixonou por ela, mas era muito tímido e quem acabou tomando a iniciativa foi Ruth! Achei muito legal o enredo do amor dos dois, bem diferente dos padrões e muito bonito.

Durante o livro, Ira nos mostra, através de suas lembranças, diversas situações que passou com Ruth  e várias lições de vida muito importantes.

“- Esse sempre foi seu problema, Ira. Você não vê em si mesmo o que os outros veem. Acha que não é bonito o suficiente, mas era muito bonito quando jovem. Acha que não é interessante ou esperto o suficiente, mas é tudo isso, e o fato de não estar consciente de suas melhores qualidades é parte do seu charme. Você sempre vê muito nos outros, como viu em mim. Você fez com que eu me sentisse especial.”
Foto: Livros Que Li.
Logo depois, somos apesentados a Sophia, e o livro nos mostra um detalhe muito importante: “Quatro meses antes”, ou seja, a história de Sophia começa quatro meses antes do acidente de Ira com o carro.

Sophia é uma estudante que mudou-se para Carolina do Norte para cursar História, e passa a morar na Universidade, passou um tempo desde que terminou com seu ex-namorado e finalmente aceita o convite para ir com sua amiga Marcia a um rodeio.

Lá Sophia acaba conhecendo o terceiro e último personagem principal do livro: Luke, que ao ver Sophia discutindo com seu ex-namorado, decide intervir na discussão para salvar a garota que parecia estar muito incomodada com seu ex.

“Era impossível não ouvir a conversa entre eles, mas Luke lembrou a si mesmo que não deveria se meter. E não teria mesmo se metido, pelo menos até o brutamontes segura-la. Àquela altura era óbvio que ela não queria nada com ele...”

Luke é um cowboy que vive de rodeios, para conseguir dinheiro e manter a fazenda em que vive com sua mãe, mas após um acidente, seu amor por rodeios passa a ser muito preocupante, pois a qualquer queda de um touro, Luke poderia entrar em um problema muito grande.

Chega um momento em que o tempo finalmente se encontra, e os três personagens se conhecem, mas o que acontece depois, vou deixar para vocês descobrirem!


Foto: Livros Que Li.

MINHA OPINIÃO

Este foi o primeiro (e único, até hoje) livro que li do Nicholas Sparks! Muitas pessoas amam as leituras dele, mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum livro dele, creio que por ter assistido vários filmes baseados nos livros, acabei perdendo o interesse um pouco, já que prefiro ler o livro antes de ver o filme!

Como ganhei este livro de aniversário e nunca assisti o filme, enfim chegou hora de finalmente ler um livro do incrível Nicholas Sparks! E posso dizer que o autor tem sua fama por uma razão: ele é ótimo em escrever!

A princípio a história parece bem clichê, o que me deixou bem desanimada, já que o autor é tão aclamado pelos fãs, então tive a ideia genial de ver o filme primeiro e ver se conseguiria gostar da história para ler o livro... Mas assisti apenas meia hora do filme, pois achei as diferenças com o livro muito gritantes! Então voltei para o livro e até hoje não terminei o filme.

Confesso que levei meses para ler o livro, pois a narrativa é muito diferente, o livro tem pouco espaçamento nas páginas e as letras são bem pequenas, o que faz a leitura ser um pouco cansativa, pelo menos para mim.

Há muitos detalhes também, a narrativa me chamou bastante atenção, pois é dividida entre capítulos de Ira, Sophia e Luke. Os capítulos de Ira são narrados em primeira pessoa, enquanto os capítulos de Sophia e Luke são narrados em terceira pessoa, interessante, né?

Indico esse livro para pessoas que gostam do tipo de leitura em que você deve se entregar 100% ao livro, esquecer o exterior e se concentrar apenas na viagem que Nicholas nos proporciona.

Você também pode gostar de:

34 comentário(s)

  1. Oii tudo bem?
    Que demais essa resenha menina, eu nunca mais li nada do Nicholas e agora deu uma certa saudade, porque era um dos meus autores favoritos um tempo atrás, quero ler com toda certeza cheio de romance e drama, além de uma capa linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Que bom que gostou da resenha 💖 Leia sim, você vai gostar!

      Excluir
  2. Eu tenho este livro a um bom tempo e nunca li, acho que porquê eu tinha lido uns 3 do autor seguidos e deu uma enjoada.
    O mal de Sparks é que quase todas as suas obras soa como clichês, mas como sempre digo, nada mais clichê que o amor.
    Agora que sei do que se trata talvez passe ele na frente da fila de leitura pendente, que só cresce.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs eu também tenho uma fila de leitura infinita 😹 Mas é melhor do que nada né? Leia sim, vai de vagar, alternando com outros que você consegue terminar!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Também tenho sérios problemas para ler livros do autor, até hoje só li um e não foi uma das melhores experiências. Não sei se esse também seria um livro para mim. Ótima e sincera resenha. Com certeza quem gosta de se entregar as histórias vai amar.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Tudo bem e você? Então... eu também fiquei com medo de ler, por causa dos finais meio infelizes nas histórias dele 😓 não quero dar spoiler mas este livro não traz um final ruim rs pelo menos eu achei bom.

      Excluir
  4. Olá!
    Li esse livro assim como todos os outros do autor, pois gosto da escrita dele. Em breve lerei o mais recente. Encomendei no catálogo do Avon, está mais barato que a livraria. Além de ler, assisti os filmes que foram baseados nos livros dele. Como leio sem intenção de resenhá-los, não presto atenção nos detalhes. Fiquei pensando no fato das narrativas serem feitas em primeira e terceira pessoa. Não lembro se notei na época em que fiz a leitura ou se passou despercebido. Mas, enfim, entre os livros dele, teve uns dois que não me emocionaram.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália! Eu reparei pois gosto mais de livros narrados em primeira pessoa rsrs então quando vi que o livro trouxe as duas formas de narrativa me surpreendi bastante 😊 Que bom que gosta dele! Eu estou pensando em ler mais livros dele...

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Sério que esse foi seu primeiro livro do autor? Eu já li vários dele e gosto muito, apesar de ultimamente não estar lendo mais nada dele, porque meio que enjoei das histórias assim. Bom, esse livro eu ainda não li, mas achei a premissa interessante e pelos seus comentários deve ser uma boa leitura, embora tenha sido meio devagar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa tudo bem e você?
      Sérissimo! rsrs mas vou ler outros!

      Excluir
  6. Nicholas Sparks é um escritor bem famoso, conheço muitas pessoas que amam as histórias dele. Mas por incrível que pareça nunca me interessei tanto em ler seus livros, a história parece ser muito boa. Vou tentar a leitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel! Tente sim, ele é rico em detalhes mesmo, vale a pena

      Excluir
  7. Já li alguns livros do Nicolas mas fui perdendo o interesse por ter a sensação que ele usa sempre a mesma fórmula. Este por exemplo só vi o filme. E não achei bom o suficiente para ler o livro. Quem sabe agora me animo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara! Olha o filme é MUITO MEGA diferente, tanto que eu assisti umas meia hora ou 40 minutos do filme e já vi muita diferença, parece uma história parecida, mas muito mais clichê rsrs

      Excluir
  8. Olá, interessante essa ligação entre os personagens, mesmo após a morte, tema profundo, digno de reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adoro a escrita do Nicholas Sparks. Claro que sempre com dramas, mortes, mas sempre me deixam reflexiva.
    Sempre que posso indico algumas dessas histórias desse bom autor.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu não li os outros, mas este livro trouxe bastante reflexão também 💖

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Li uns 2 livros do Nicholas e gostei bastante do que vi, mesmo algumas pessoas o considerando clichê demais. Por esse livro mostrar três personagens diferentes e que parecem ter tanto a oferecer, já fiquei bem curiosa com a obra, pois gosto de livros assim. Também gostei de saber que a mulher de Ira era judia, sou fascinada pelo povo. Vai para a lista, com toda certeza!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom que gostou! Ontem passei na livraria e ele estava bem baratinho <3 aproveita! bjs

      Excluir
  11. Oiiii! Primeiro, preciso dizer que adorei sua resenha. Tio Nick é bem clichê mesmo, sempre digo iss rs. E acho que até hoje, só vi um filme dele que fosse parecido com o livro (Diário de uma Paixão). Mas meu favorito é A Última Música. Amo o filme, mas o livro se supera. Tomara que leia outros e goste.
    Parabéns, beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Ah é? Um dia eu ainda leio Diário de Uma Paixão!

      Excluir
  12. Acho os livros de Nicholas Sparks muito bem trabalhados, com histórias carregas de emoção e significado, ainda não conhecia esse livro mas já li A Última Música. A resenha deste livro, está muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Estou como você já assisti vários filmes baseados nos livros do autor, mas ainda não tirei meu atraso. Acho que por não tão fã de romances acabo empurrando e no fim fico só nos filmes mesmo, mas um dia ainda lerei ao menos um livro dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Leia sim, só unzinho! Você vai gostar

      Excluir
  14. Gostei muito deste livro, e não só dele, como do filme também. Tio Nick dosou muito bem a emoção dos personagens com o drama do enredo. Vale a pena.
    bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Eu ainda não tentei terminar o filme, mas um dia eu termino rs

      Excluir
  15. Olá!
    Também demorei um bocado pra ler livros do Nicholas, e, apesar de ter gostado, não chegou ao ponto de querer ler mais. Mas fiquei curioso com esse! Tenho vontade de ler também A Última Música, que adoro o filme.

    Abraço!
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive o livro A Ultima Musica e acabei dando para um amigo meu! Hoje me arrependo pois agora conheço o autor rsrs

      Excluir
  16. Jessica, eu já tentei, várias vezes por sinal, ler Nicholas Sparks, mas não consigo me envolver com a história.
    Na verdade, a escrita dele me dá sono.
    Gosto das adaptações, mas não consigo ler os livros.
    Fiquei com vontade de ver o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah o filme é muito diferente do livro, indico que leia o livro mesmo com sono kkk de vagar e sempre... um dia você termina

      Excluir
  17. Eu amo os livros do Nicholas Sparks, mas já li tantos que enjoei um pouco e dei um tempo dele, mas pretendo voltar a ler em breve. Esse foi um dos primeiros que eu li do autor e gostei, só que eu esperava bem mais dele. PRetendo assistir ao filme ainda, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta dele! Ainda vou ler mais livros dele, assim como você

      Excluir
  18. Eu sou aquela que só assiste as adaptações, já li um livro e tentei ler outro e não gostei muito. Mas acho muito legal como suas histórias tocam vários leitores. Gostei da resenha. Ótimas leituras para você.

    ResponderExcluir