Conexão Hirsch, Carlos Romero Carneiro

escrito por ♡ outubro 19, 2017

Título: Conexão Hirsch
Autor: Carlos Romero Carneiro
Editora: Penalux
Lançamento: 2017
Número de páginas: 152

CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Você já teve uma sensação estranha ao caminhar por uma antiga rua ou adentrar um casarão em ruínas? Foi acometido pelo mal-estar ao tocar uma fotografia velha ou ter um objeto nas mãos? Gabriel experimentava as mesmas sensações e tornou-se obcecado em absorver os fluidos confinados em Capituva. Tudo não passava de intuição, até conhecer um homem que mudaria para sempre a sua vida. Através dos ensinamentos de Amarante, o jornalista desvendaria as técnicas de absorção do passado e teria acesso a centenas de histórias escondidas ao seu redor. O encontro improvável com um judeu russo, entretanto, colocaria a sua vida em risco. Que relação haveria entre o protagonista e uma criança morta há mais de meio século? Mistérios, devaneios e uma certeza: é impossível abandonar o livro antes da última linha.


Você alguma vez já pensou em revisitar o passado, descobrir a vida dos antigos moradores da sua cidade, saber dos mais secretos mistérios que a envolvem? Gabriel, protagonista de Conexão Hirsch, com certeza, já.  Ele é jornalista e escreve sobre fatos antigos de sua cidade Capituva para um jornal. Mas ele possui alguns hábitos peculiares, como sempre visitar o cemitério, passando horas imaginando histórias para cada túmulo.


– Este é o ponto mais denso – disse o velho. – Muitas pessoas enterradas aqui não foram exumadas e várias famílias abandonaram a cidade por um motivo ou outro. As que estão lá no alto acabaram misturadas a ossadas recentes ou foram incineradas. É aqui que estão as informações que você procura.
– Sente algo ao visitar este lugar? – quis saber o rapaz.
– Claro! E posso ajudá-lo a experimentar algo que nunca seria. (Página 14)

Certa vez, visitando o cemitério, ele acaba encontrando um senhor chamado Amarante. Que se dispõe a repassar alguns conhecimentos e poderes a Gabriel. Visto que o protagonista era fascinado pela sensação de chegar em um lugar antigo e sentir a energia dali. Esses poderes repassados a Gabriel permitiam que ele tocasse em um objeto antigo, no túmulo e pudesse ver vividamente algo sobre a pessoa que já morreu. A princípio, Gabriel se torna um pouco viciado nessas viagens no tempo e quer cada vez mais vivenciar essas experiências.

À medida que a narrativa vai avançando, os poderes de Gabriel começam a eclodir e o que era um pouco difícil de acontecer, passara a acontecer frequentemente. Eram várias as vezes que o jornalista passava por um lugar e começava revisitar o passado de alguém naquele mesmo lugar, conseguia ver tudo. Os “espíritos” que não o viam.

Mas isso muda quando ele visita o túmulo de Hirsch, uma criança, imigrante da Rússia. Assim Gabriel começa a ver Hirsch e tem a sensação que o mesmo também o olha. E a partir disso o mistério começa e descobre-se assim que Hirsch está estreitamente ligado com Gabriel, sua família, Amarante e toda a cidade de Capituva.

MINHA OPINIÃO

Conexão Hirsch me surpreendeu de uma forma inexplicável. Sinceramente, não pensei que me deixaria tão impressionada. Claro que a escrita ótima do Carlos Romero ajudou bastante. E os fatos sobrenaturais contidos nesse livro são capazes de serem sentidos à flor da pele. E em minha opinião é muito difícil de sentir isso e o autor com certeza fez acontecer. As fotos que contém no final de cada capítulo são também uma prova de que esse livro foi devidamente trabalhado e visto como uma obra de alto nível. 

Você também pode gostar de:

16 comentário(s)

  1. Excelente dica.
    Gostei do tema e do clima de mistério.
    Não conhecia o autor mas vai pra minha lista de leitura .

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Ultimamente não tenho lido livros com esse tema sobrenatural etc., mas esse livro em especial me deixou bastante interessada. E sua resenha contribuiu para isso.

    Obrigada pela indicação!

    Beijão
    cantinhodaescritaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros com essa pegada. Não conhecia a obra e já estou muito interessada. Que trama original, vou anotar a dica para pode ler futuramente!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha já vou coloca-lo na minha lista de desejados. O protagonista tem uns interesses meio mórbidos, né?! Mas fiquei curiosa para ver onde isso tudo vai dar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, mesmo estando na vibe de suspenses, AMEI a sua resenha, o livro parece ser realmente muito bom, o protagonista tem gostos estranhos kkk e você escreve muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oieee,
    Nunca tinha visto esse livro antes é a 1 vez e to conhecendo, Sobre a sinopse eu gostei bastante por ela e pelo texto também a capa é maravilhosa a obra me chamou bem a atenção devido a esses fatores , tipo eu sou uma pessoa eclética então gosto de várias coisas inclusive de vários gêneros de livro srsrs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, já vi que esse livro é muito bom, esse tema envolvendo o sobrenatural cresceu muito nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro nem conheço as obras da Penalux, mas gostei muito da premissa desse livro. A temática me interessa muito, ainda mais pelo fato de gostar dessa coisa de viagem no tempo.
    Já salvei nos favoritos pra adquirir depois :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Começa que a capa é linda, e a história, parece muito interessante. Eu comecei a ler livros desse gênero a pouco tempo, tenho escolhido bem para não me decepcionar, e esse parece muito bom. Adorei sua resenha!

    bj,
    Dani, do blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. gosto muito de suas resenhas, pois quando preciso de lago pesquiso aqui para comprar!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que tudo, essa história e prendedora né? Hahaha preciso ler

    ResponderExcluir
  12. Nossa que top, vai para minha lista de livros, amo mistério e esse me chamou atenção pq é algo que acontece com agente mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Já tinha visto uma outra resenha desse livro e desde então ele segue na minha lista de desejados! Sua resenha só confirmou que ele realmente merece ser lido!!
    Perfeito

    Beijokas

    ResponderExcluir
  14. Ooi!
    Honório muitos livros nesse estilo, mas essa chamou minha atenção. Melhor, sua opinião me diz ou bem curiosa! Hahah Amoo quando somos pegos de surpresa nos livros. Apesar de amar um bom clichê, fico completamente encantada quando sou surpreendida durante a história. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Achei o enredo bem intrigante, principalmente por contar com alguns elementos sobrenaturais.
    Gostei da dica e pretendo conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Uma boa dica de leitura. Uma obra pequena porém bem completa, sem contar que seu enredo é muito chamativo e que nos deixa curiosos.

    ResponderExcluir