Quotes: Meu coração & outros Buracos Negros, JASMINE WARGA

escrito por ♡ setembro 25, 2017


Resolvi selecionar algumas citações do livro Meu coração e outros buracos negros da autora Jasmine Warga. É um livro que aborda um tema que está sendo bastante debatido ultimamente, o suicídio, e a cada discussão só sinto que as pessoas deveriam fazer mais que isso, só debater nem sempre é o suficiente. Digamos que todas essas discussões são apenas um passo diante da longa estrada que é o real problema. O livro fala sobre amor, sobre suportar, sobre ter esperanças quando tudo parece que vai acabar, sobre se desesperar ao perceber que a vida é frágil e que deixar nós mesmos e a quem amamos para trás não é fácil, que suicidar não é uma ação de covardes, mas uma decisão extrema, uma decisão triste. E nós devemos estar longe, muito longe de romantizar a tristeza, a depressão e, principalmente, o suicídio. Porque não há nada de belo em ser demolido por uma força invisível, não há nada belo em se sentir triste e em querer morrer. Falo isso porque, como muitos jovens na minha faixa de idade, sofro de ansiedade e já tive um episódio depressivo na minha pré-adolescência e às vezes é simplesmente difícil demais aguentar algo que você não vê, mas que tem a força de te derrubar e te impedir de fazer as menores coisas. E é difícil demais provar a si mesmo que você é maior e melhor que essa força quando tudo na sua cabeça diz o contrário. 

Meu coração e outros buracos negros, na linha de Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven, por exemplo, traz essas temáticas que me fazem perceber que eu sou maior e ao mesmo tempo sou pequena, porque sei que existem milhares de pessoas que passam pelas mesmas coisas, muitas delas passaram e não conseguiram resistir, outras lutam até hoje. É uma luta difícil, que às vezes não cessa. Então, foi uma leitura significativa para mim e acredito que pode ser para outras pessoas também, apesar do trigger warning que deixo aqui (avisando que são leituras fortes sim, então você tem que estar preparado ou até mesmo evitar, se estiver passando por um momento difícil).

Sem mais conversação, vamos ao ponto. O livro é lindo e deixa a esperança plantada no coração do leitor, é importante ter esperança. Aqui estão algumas das minhas citações favoritas:

"Tudo sempre pareceu tão definitivo, inevitável, predestinado. Mas começo a acreditar que minha vida pode ter mais surpresas do que jamais percebi. Talvez seja tudo relativo, não apenas a luz e o tempo, como Eistein teorizou, mas tudo. Como a vida pode ser terrível e incorrigível até o universo mudar um pouco e o ponto de observação ser alterado e, de repente, tudo parece mais suportável."

"Uma vez, li no livro de física que o universo pede para ser observado, que a energia viaja e se transfere quando as pessoas prestam atenção. Talvez seja a isso que o amor se resume: ter alguém que se importa a ponto de prestar atenção para que se tenha coragem de viajar e se transferir, fazer sua energia potencial cintilar até virar energia cinética. Talvez o que todo mundo precise é de alguém para percebê-lo, observá-lo."

"E, desta vez, sinto minha mão. Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas, terríveis. Porque sentir as coisas é o que nos faz saber que estamos vivos.
E eu quero estar viva."

Fiquei com um pouco de medo antes de escrever esse post, falar sobre isso é sempre difícil para mim. Mas espero que mais pessoas falem, se manifestem. Não fiquem calados, ninguém tem que aguentar tudo isso sozinho. Lembre das pessoas mais importantes, cuide delas, cuide de você, be kind.

Serviço de apoio à vida no Brasil
CVV (CENTRO DE VALORIZAÇÃO À VIDA)
Telefone: 141 para todo o território brasileiro ou por chat ou e-mail no site

Au revoir.

Você também pode gostar de:

26 comentário(s)

  1. Adorei seu post, fiquei um pouco curioso sobre esse livro, esse tema é bem interessante :)
    By: Caio

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que estou hiper mega querendo ler esse livro. Tanto o tema abordado, quanto essa capa linda, me deixa muito curiosa. Já li muitos livros que tratavam de temas assim, um tanto fortes. E Meu Coração & Outros Buracos Negros é um livro que está na minha lista de próximas leituras. Espero conseguir ler logo <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pela resenha, fez com q meu interesse pelo livro aumentasse, obrigada! Ah, sua resenha está ótima, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. É sempre difícil tem de falar sobre isso, porque a maioria das pessoas ainda não demonstram se importarem (infelizmente), mas adorei as frases e me deu muita vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Gostei da temática do livro, realmente suicídio está longe de ser algo bonito, os escritores devem abordar esse tema na literatura para alertar as pessoas que passam por essa situação, antes que o suicídio aconteça. :(

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Por lugares incríveis é meu livro do coração, pois ele salvou a minha vida no começo do ano passado, num período bem problemático pra mim, no quesito emocional. Comecei a leitura de Meu coração e outros buracos negros, mas teve uma hora que me cansou e ainda não voltei. Mas lembro desses quotes que você compilou, acho que o mais bonito é o último, porque ele é muito forte e nos dá uma força bem além das palavras, bate forte na gente (especialmente, se você for alguém que já teve pensamentos suicidas).
    Tenho ficado bem feliz por ver mais blogs engajados no Setembro Amarelo, é muito importante a gente falar sobre coisas tristes.
    Parabéns pelo post, de coração <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Quanto quote linda menina, a obra prece ser extremamente forte diante do que é escrito e muito gente evita, com toda certeza seria uma ótima pedida para mim e me encantaria de verdade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu ainda não li esse livro e nem sabia que tinha uma temática parecida a de Por Lugares Incríveis. Adorei os quotes e fiquei super curiosa para ler!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Os dois livros estão na minha lista, quero ler eles logo.
    Livros com essa temática para mim são muito importantes, algo doloroso, mas que algumas pessoas precisam ler pra entender quem tá precisando de ajuda.
    Adorei os quotes e como você abordou pra falar de algo difícil.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Sou muito a favor de não apenas debater sobre o problema, mas também de viver isso e ajudar quem está precisando, fazer alguma coisa significativa. Além da conscientização, tem que haver atitude.
    Esse livro está na minha lista de desejados, sinto que ele tem tanta coisa pra me passar e ajudar <3 parabéns pelo post e amei as frases.

    Continue forte,
    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Já li tanto esse livro quanto o da Jennifer Niven, mas gostei mais desse. Foi lindo ver como a personagem conseguiu dá a volta por cima e não desistiu do próximo. As citações são lindas e essa última é minha favorita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa quantas citações interessantess, me despertou até mesmo o interesse em ler esse livro, vou favoritar para ler outro dia
    Bom gosto nas escolhas

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro,
    Pelo jeito parece bem profundo e reflexivo!
    Gosto de livros qur nos levam para dentro de nós mesmos!

    Amei a forma como escreve e seu blog!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Primeiro gostaria de dizer que sinto-me lhe dando um abraço cheio de positividade. A realidade do suicídio existente nesta modelo falido de sociedade é um fato que por incrível que pareça, é colocado para debaixo do tapete pela maioria. Porém, cada vez mais, pessoas dispostas a mudar o rumo deste planeta estão surgindo e com eles, uma esperança a mais no enfrentamento necessário a se fazer. Ótima postagem. Inclusive se preocupando com os leitores. Empata. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada em realizar a leitura, principalmente pelo tema que ele aborda. Livros têm esse poder, o poder de salvar e transformar vidas! Gostei muito dos trechos que você selecionou.

    ResponderExcluir
  17. amei teu post! amooo ler livros, pena agr não ter tempo kkkk tenho um saldo na amazon e ja vou sar uma vasculhada por aqui... haha bjsss

    ResponderExcluir
  18. Tematica muito importante, e que deveria ser mais abordada. fiquei com vontade de ler o livro. Parabéns pelo post. bjs

    http://uma-grande-aventura.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  19. Senti o coração apertado lendo os quotes, mas sei que é um assunto que tem que se discutido cada vez mais. Não conhecia esta obra e agora sinto a necessidade de ler. Obrigada por compartilhar com a gente <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  20. Esse assunto é super delicado , parabéns pela coragem de falar sobre o assunto este livro parece otimo!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Já li esse livro e marquei 70 quotes, se não me engano. Fiquei feliz por tee visto seu post aqui e com muita vontade de reler esse livro.
    Meu quote favorito é:
    "E, desta vez, sinto minha mão. Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas, terríveis. Porque sentir as coisas é o que nos faz saber que estamos vivos.
    E eu quero estar viva."
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente ainda existe muita desinformação e até mesmo preconceitos com o tema, que realmente precisa ser muito discutido. Parabéns pelas superações.

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post 😍
    Não conhecia o livro, mas só pelos quotes vou colocá-lo na minha lista rs ..

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia estes tipos de livros com perfil mais forte. Geralmente leio contos ficcticios e mais leves também. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Que post maravilhoso! Já vi muito esse livro por ai mas não fazia ideia de que ele abordava um tema tão forte e importante. Me apaixonei pelas quotes e já o adicionei à minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Nosssa <3 essas citações! Gosto de livros com essa temática porque infelizmente suicídio foi algo com o qual tive de conviver de perto e também como futura psicóloga é um tema que me atrai muito.
    Preciso desse livro. Obrigada por partilhar.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir