Para Educar Crianças Feministas, Chimamanda Ngozi Adichie

escrito por ♡ agosto 10, 2017

Título: Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 96
Ano de publicação: 2017

Para comprar: (R$ 11,90 + amazon)

Para educar crianças feministas é um livreto, escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, autora de Americanah e palestrante de Sejamos Todos Feministas, que logo depois foi transformado em livro também.

A Chimamanda escreveu o manifesto em questão quando uma amiga de infância, chamada Ijeawele, a perguntou sobre o que fazer ao criar sua filha, Chizalum, como uma feminista. A própria escritora achou que seria uma responsabilidade e tanto escrever sobre o tema, mas decidiu fazer isso através de uma carta que contém alguns conselhos/sugestões com base em suas reflexões e constatações.

“A primeira é a nossa premissa, a convicção firme e inabalável da qual partimos. Que premissa é essa? Nossa premissa feminista é: eu tenho valor. Eu tenho igualmente valor. E ponto final.”

É um livro rápido, mas muito bem pensado e traz questionamentos essenciais tanto para quem é mãe como para quem não é. A Chimamanda diz logo no início que é “moralmente urgente” (e eu gostei de como ela usou essas duas palavras juntas) termos essas conversas com os filhos, pais e a sociedade em geral, porque só assim poderemos “preparar um mundo mais justo para mulheres e homens”. O que é verdade! Afinal, quantas vezes nos deparamos com situações e comportamentos que nos fazem pensar em como a boa e velha educação de berço poderia mudar ou pelo menos ajudar a mudar o que temos de mudar. Aplicando-se tanto ao machismo quanto a preconceitos, desigualdades e exclusões.

É através desse manifesto que a escritora e pensadora Chimamanda traz novos conceitos e derruba algumas ideias absurdas da desigualdade de gêneros. A autora estende seus trabalhos não só a um tipo de pessoa, mas vários e é por isso que eu indico este pequeno livro para todos. Leitura leve, clara e significativa.

Posso dizer que, a cada coisa que leio dessa escritora, me sinto mais animada para combater e questionar preconceitos enraizados e, principalmente, me sinto capaz de refletir sobre os mais diversos assuntos.

Você também pode gostar de:

32 comentário(s)

  1. Eu achei esse livro muito bacana pra quem tá começando no feminismo, mas não concordo com tudo que há nele - talvez por conta da minha vertente e tal. Mas é bom que grandes editoras estejam publicando livros feministas assim, isso dá uma baita visibilidade ao movimento.

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Esse livro estava gratuito em e-book na Amazon, então acabei baixando para o kindle com toda certeza.
    Adorei a resenha, conhecia muito pouco do livro (inclusive não sabia que era curtinho e tipo uma conversa, o que eu adoro).

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oiee
    vi essa obra de relance, já dei uma espiada em 'sejamos todas feministas', acho que o assunto hoje vem muito distorcido pelas boas almas humanas né, colocando coisa que não tem nada a ver e associando ao feminismo, acho legal obras como essa que mostram o real lado da causa e dão mais visibilidade
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, eu li Somos Todos feministas e adorei as ideias da autora, que aliás batem muito com o que penso, por isso tenho muito interesse em ler este livro, além do que, tenho dois meninos, e acho importante criá-los em um contexto onde eles vejam as mulheres com respeito e humanidade. Deve ser uma leitura incrível.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal isso de o livro oferecer questionamentos válidos sendo a pessoa mãe ou não. Faz tempo que quero ler algo da autora, estou gostando bastante de ler obras que abordam o feminismo - do qual eu mesma tinha uma ideia mega equivocada antes de começar a ler sobre o assunto. Esse com certeza entrou para a lista de futuras leituras!

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse livro com certeza deve ser lido por todos. Eu já li o outro livro da autora e gostei muito. Fiquei curiosa pra ler esse

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Já tinha ouvido falar dessa autora, porém não li nada dela ainda. Pretendo ler ainda esse ano. Os temas que ela aborda são bem interessantes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom? :)
    Não conhecia a autora, mas gostei muito da premissa! Adoro temática feminista, eu leio muito sobre o assunto e acho que iria adorar esse livro. Vou procurar saber mais sobre os livros desta autora. Adorei sua indicação!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Haise! Adquiri recentemente esse livro na Amazon! Primeiramente, eu peguei Hibisco Roxo e é uma das minhas leituras atuais. Mas em breve eu pegarei esse livro pra ler. Acho que será muito útil, bom saber que você gostou!
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu parto do principio que não nascemos machistas, preconceituosos e cheios de ódio. Pelo contrário, nascemos livres de qualquer maldade, então tudo que somos hoje como sociedade nós foi ensinado, sendo assim esse livro é importante para direcionar uma educação mais respeitosa e positiva, mas apenas direcionar, pois a educação de fato é feita por atos e exemplos. Eu não tenho filhos ainda, mas já me preparo para criar pessoas de bem, por isso vou conferir esse livro com toda a certeza, obrigada pela dica.

    Beijoa

    ResponderExcluir
  12. Olá! Já tinha lido outras resenhas desse livro e gostei bastante das observações que fizeram. É um livro que todos deveriam ler e assim entenderem o que realmente é o feminismo. Infelizmente há muitas distorções e acaba causando confusões, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Chimamanda é foda! Li Sejamos Todos Feminista e amei! Esse é um dos livros que estou querendo ler dela, porque a forma como ela nos faz refletir é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li nada da autora, acredita?
    Mas tenho muita curiosidade, sempre me indicam livros dela, mas ainda não consegui ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro menina, ainda mais com a sua resenha, Chimamanda é uma grande autora e se encontra em diversos livros de mulher influente pra a sociedade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu ainda não conhecia essa obra, mas caramba que maravilha de resenha. Sem dúvidas vou curtir essa leitura, pois adoro esse estilo de narrativa que sempre tem algo a nos acrescentar e toda a reflexão sobre a sociedade e seus preconceitos.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia o livro, mas já quero muito ler. Eu adorei conhecer um pouco sobre ele através da sua resenha e fiquei muito interessada em realizar a leitura também. É um livro necessário, ainda mais nos tempos de hoje.

    ResponderExcluir
  18. Ainda ão conhecia o livro, e nunca ouvi falar da autora, gostei da sua resenha mas mesmo assim a premissa desse livro não me agradou. Esse tipo de leitura não prende minha atenção. Mas agradeço a dica

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Um livro que todo mundo deveria ler! Eu ainda não consegui ler ele, mas pretendo em breve!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Parece ser uma ótima leitura. Faz tempo que não leio nada assim, quando tinha meus filhos criança estava sempre lendo um ou outro sobre educação, depois que ficaram adultos nunca mais li nada referente ao assunto. Vou anotar e procurar na Amazon. Bjs

    ResponderExcluir
  21. A Chimamanda faz críticas a sociedade de uma forma sutil, mas ao mesmo tempo muito direta. Ainda não li esse livro, mas conheço os trabalhos dela.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Um mundo mais justo, é bem isso mesmo! Gostei bastante da ideia e proposta desse livro, otima indicação :D

    ResponderExcluir
  23. Gentemmm, adorei a premissa do livro que espetáculo! Não tinha conhecimento dele e com certeza vou comprar, pois o tema é do meu interesse e fiquei curiosa para saber como ela lida com ele.
    Obrigada pela dica.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante!
    Achei bem bacana essa ideia dese livro. Vou comprar pra eu ler e passar para minha filha já!

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas ele parece ser uma leitura bem rápida e repleta de significados e debate conceitos importantes para a sociedade, como preconceitos e machismo. É uma leitura que eu gostaria de fazer e com certeza passar adiante para que outras pessoas também conheçam.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, eu já li o "Sejamos Todos Feministas" e amei (acho que todo mundo deveria ler), então estou também bem curiosa para ler esse outro livrinho da autora, que ao que parece pela resenha, continua abordando muito bem o tema do feminismo.

    ResponderExcluir
  27. Como assim eu não conhecia esse livro e ele estava com o ebook gratuito na amazon?? Não acredito que perdi. =(
    Sua resenha me deixou super curiosa para conhecer a história e por eu não ter muito tempo e ele ser um livro pequeno, me interessei mais ainda.

    ResponderExcluir
  28. Acho esse livro maravilhoso! Quero ler ele logo que possivel!

    Beijinhos da Paty ;)

    ResponderExcluir
  29. Oi.

    Eu acho que já vi este livro, mas nunca me interessei muito, sabe? Até agora nem sabia nada sobre ele. Me parece ser muito legal, e uma leitura bem produtiva. Ainda não sei se quero lê-lo, mas vou deixar o nome anotado, quem sabe eu mude de ideia depois.

    ResponderExcluir
  30. Oie amore,

    Que livro mais interessante... Não conhecia até então.
    Vou anotar a dica por aqui, porque parece ser um livro bem interessante e com uma temática importante!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Esse livro levanta uma questão essencial, realmente, se discutíssemos e ensinássemos esses valores para nossos filhos em sua criação, o futuro poderia ser bem diferente. Nós temos a responsabilidade. Ao invés de ficarmos focando no problema, temos que encontrar soluções e essa é uma das melhores. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu quero muito ler essa história da autora, li Sejamos Todos Feministas e amei demais! Apesar de rápido é um assunto delicioso de ler e ver a TED! Quero muito ler os outros livrod dela, elogiam demais Hibisco Roxo!

    ResponderExcluir