Sobre o blog, livros e meus 20 anos

escrito por ♡ agosto 13, 2017

Aquele post, em que antes de começar a escrever, você solta um longo suspiro. É esse. Já queria escrever esse tipo de "desabafo" há um tempo. Logo depois de criar o blog e ele vir ao ar, na verdade. 



O ponto é: percebi que acompanho muitos blogs, tanto literários quanto aqueles mais com cara de diário. Confesso que amo blogs mais pessoais e eu sempre tive vontade de ter o meu, um lugarzinho onde eu pudesse escrever sobre todo tipo de coisa, sobre livros ou qualquer coisa banal no meu dia a dia. Mas sempre surgiu aquele tipo de pensamento "será que as pessoas vão ler? será que vão me responder, interagir? será que vai dar certo?", só que esse tipo de delírio (que eu chamo assim mesmo) sumiu por motivos de:

1. Whatever. Desde que antes de postar uma coisa você pense nos efeitos daquilo que você escreveu, se vai ofender alguém ou não (o que é super importante), por que não fazer algo que pode te fazer bem?
2. O meu objetivo principal não era transformar o blog em literário, então por que eu estou fazendo isso?  Por que eu me preocupo tanto em falar sobre livros e menos sobre mim?
3. Ok. Eu não escrevo pra falar com as paredes.  É claro que eu quero que as pessoas leiam o que eu escrevo, mas se não lerem/comentarem: okay, tá tudo bem. Passemos para a próxima, vida que segue.

E isso é algo que eu tô tentando praticar. Eu completei 20 anos em julho deste ano, não que isso seja super importante para a história da humanidade, mas cara: eu tenho 20 anos. É aquele momento em que eu penso o que eu tô fazendo da minha vida. Não que eu não tenha pensado isso mesmo antes dos 20, mas tanta coisa aconteceu que eu não consigo não pensar o que sou e para onde vou? É essencial se sentir bem consigo mesma, algo que não tô sentindo agora por diversos motivos, mas escrever sobre mim, sobre livros, sobre o universo e tudo mais me faz querer continuar e não entregar o meu resto de sanidade aos pensamentos negativos. Persistir, é isso o que eles dizem, que eu tô tentando fazer.

Dentro disso entra o blog, a literatura e música: três coisas que estão me fazendo muito bem. Sabe, gastar minhas poucas horas pensando no que escrever pra postar aqui depois, fez com que as férias ficassem mais divertidas (cof cof mesmo que eu tenha passado as benditas sem fazer nada de mais produtivo que isso cof cof). Então, no fim de tudo, acho que é o que tenho que fazer: trazer um pouco mais de mim pra cá. Por que não?


Falando nessa coisa linda chamada férias, literalmente, hoje é o meu último dia de relaxamento mental e o começo de artigos, trabalhos, textos, aulas com professores malucos e estresse diário. Dá pra entender o quanto eu vou precisar desse blog nesse período? E parece que, a cada dia que passa, eu fico mais doida com as pressões dentro da universidade, algo que é difícil pois: ansiedade. Já tava difícil sem ela, imagina com.

CHEGA de todo esse assunto, porque assim eu não esgoto minha cota de shit posting e deixo o resto para os próximos dias, né não?

Overshare, a gente se vê por aqui. 

🍂

Quer conhecer mais bloguinhos pessoais que fazem um mix de coisinhas diárias + literárias? Pois segura essa:

Você também pode gostar de:

54 comentário(s)

  1. Adorei ver seu desabafo!Férias é tudo de bom,nos faz relaxar um pouco e agora é vida que segue não é mesmo?continue com as três coisas que estão te fazendo bem,nada como fazer o que realmente amamos.Sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  2. "será que as pessoas vão ler? será que vão me responder, interagir? será que vai dar certo?" Mas é claro somos suas leitoras!!! , e é como a amiga maria josé ali falou <3 férias é tudo de bom *-* relaxamentooooo aaaaa, continua com isso realmente faça o que sentir de melhor <3

    ResponderExcluir
  3. olá querida, eu entendo bem o que você ta passando e tenha certeza de uma coisa ' para mudar o seu exterior, primeiro você tem que mudar no interior' eu passei por isso e minha vida mudou quando eu mudei minha forma de ver a vida. No meu blog tem quatro post onde baseado na minha experiencia de vida eu ensino #5_Passos Para se Tornar uma Nova Mulher. Vai lá e leia, tenho certeza que vai te ajudar https://dicasearteentreamigas.blogspot.com.br/2016/04/5passos-para-se-tornar-uma-nova-mulher.html

    ResponderExcluir
  4. A idade não importa,pode ter 2O,3O ou mais,sempre temos que acreditar em nós mesmas,se algo não deu certo mudamos e tentamos novamente,faça sempre o que gosta,com amor e dedicação e que te faça feliz,continue com suas lindas postagens,estamos aqui para ler e te acompanhar.Sucesso sempre!bjss

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?
    Sei o que vc está passando nesse momento pois já passei aos 20 e a história veio se repetir agora aos 30! Tente sempre pensar naquilo que vc já conquistou até aqui!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, completou 20, uma criança, com muita coisa para aproveitar. Nos trinta aprende as lições da vida. Que bom que este espaço te faz bem e pode compartilhar com outros. Aproveite muito essa fase

    ResponderExcluir
  7. Blogs-diarinho são os meus preferidos. Adoro ler um post e acabar conhecendo alguém parecido comigo ou que eu queria ter como amigo! Já tentei escrever diário, mas preciso de alguém interagindo comigo, por isso sempre acabo voltando com um blog.

    ResponderExcluir
  8. Tinha esses pensamentos também de sera que vão dar importância? Mas descobri que ME faz bem. Leiam ou não leiam, fiz pra mim tb rs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nem que seja uma vez na vida vamos fazer algumas dessas perguntas, mas acho que o mais importante é fazer porque gosta e se sente bem. O resto é só deixar fluir.
    Bom retorno!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oii, é tão ruim né ter esse tipo de pensamento, mas acho que devíamos fazer o que nós mesmas gostamos e para nós mesmas, se alguém interage com seu blog é porque gostam de você. Acredite em você mesma linda <3 vai dar certo
    beijoss

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu texto. Isto é escrever com o coração. Sinceramente acho que é o que você deve fazer sempre que tiver vontade. Abrir seu coração é escrever. Independente de achar que ninguém vai lhe ler. Eu não acredito que isso aconteça, mas se acontecer, ao menos você soltou seus sentimentos, foi verdadeira, desabafou e certamente ficou se sentindo melhor. Acredite em si.
    BeijinhoBom 😘

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Foi bom ler o teu post de desabafo! Enfim, ao contrario de ti, eu comecei com o objetivo de o blog ser literário! ;)

    Para alem disso, embora goste sempre que leiam os meus posts, por vezes, o mais importante e mesmo desabafar!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou desabafo me fez pensar em algo sobre a minha vida e o meu blog. Gostei de saber um pouquinho sobre o que você pensar sobre isso.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Parabéns! Suas palavras também fizeram eu me perguntar "o quequeu tô fazendo da minha vida?" Rsrs Na verdade sempre me pergunto isso depois que fiz 20. É a fase. Mas não te preocupa muito não, tem ainda muita coisa pela frente, e desejo imensamente que possa continuar fazendo tudo isso que você gosta de fazer, principalmente seguindo com o blog. Beijos! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  15. Realmente linda temos essa preocupação, mas estamos aqui e amamos seus posts e isso aqui é uma terapia. bjos

    ResponderExcluir
  16. Oi. Dúvidas nem fase da vida são comuns, eu tbm tenho várias rsrs, tenho 22 anos, e não sei se moro sozinha ou continuo com meus pais, se caso ou se só namoro, se corto o cabelo curtinho ou deixo longo, se gosto de rock ou mpb, o bom nisso tudo é a experiência que adquirimos ao longo do tempo, *-* espero que tenha aproveitado bastante suas férias, não existe nada melhor que férias #precisourgente rsrs, Mil beijos

    ResponderExcluir
  17. Quando a gente cria algo, não apenas um Blog, a gente fica refletindo se dará certo, se fará sucesso e várias coisas.
    Mas depois a gente acaba se importando mais em caprichar, fazer o melhor e o sucesso é apenas consequência.
    Sempre me aconteceu isso.

    Adorei seu blog.
    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Desabafar é ótimo, acredito que só devemos guardar o que nos faz bem, o resto é bom por para fora, você "só" tem 20 anos, uma jovem com muita coisa para viver ainda, não se pressione mais do que aguenta. Sobre o blog faça o que te fizer se sentir bem, não se sinta obrigada a escrever só sobre literatura por exemplo, se sentir vontade de transformar em algo diferente faça, é seu espaço, não se preocupe que os leitores virão e vão ficar os que se identificarem, e isso sempre ocorre.

    ResponderExcluir
  19. Oie, lindona.
    Cheguei aqui por a caso e já de cara adorei seu blog e suas postagens,quero sempre
    visitar seu blog e conferir as novidades.

    ResponderExcluir
  20. Um blog é uma mudança constante, ainda mais porque sempre vai mudar por conta da época em que o dono está. Eu mesma comecei com algo totalmente diferente do que tenho hoje. Com 20 anos, nem sei se ele seria do jeito que é hoje, provavelmente não. O que importa é você está tranquila consigo mesmo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Me identifiquei, pois eu pensava as mesmas coisas, mas com o tempo agente vai ganhando confiança! Você é uma fofa ❤

    Beijos sucesso

    ResponderExcluir
  22. ola, tudo bom? Cara eu sei o que você esta passando, eu já passei por isso e sei como é ruim, mas mudanças é sempre boas, é melhor do que ficar estagnado e não ir para frente, e se você sente vontade de mudar o seu blog então muda cara, sabe eu penso que um blog reflete muito quem somos e se você no seu interior o blog também vai mudar pois isso é consequência dessa mudança e se você também esta feliz com isso porque não!

    -Beijoss

    ResponderExcluir
  23. Escreva sobre o que te faz bem e o que você quer que os outros saibam. O blog para mim é como uma casa, eu tenho que me sentir a vontade nela ou irei ficar retraída. Por isso, fale sobre o que você quer e não tenha medo disso.
    Boa sorte nessa nova fase em seu blog, espero que tudo dê certo!

    ResponderExcluir
  24. Oii!!! Gostei muito do seu texto, e de saber um pouco mais sobre você. escreva o que te faz feliz, porque blog é para fazer isso, é acalmar o coração e a mente e conhecer pessoas bacanas. Temos que fazer o que nos faz bem e estamos aqui para o que precisar.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  25. Cara, os 20 anos são assim mesmo... EU lembro quando virei essa data, e fiquei super perdida... Já fazia faculdade, já trabalhava, mas estava perdidinha da Silva... É normal. Em todos os meus aniversários faço o balanço do que foi, dos objetivos que consegui alcançar. Mas foi na virada dos 20 que meio que decidi começar com o Compulsivamente Literária, então foi meio que bom.

    Mas continue, não desista que é apenas uma fase passageira. ;)

    ResponderExcluir
  26. Eu não acompanho blogs ou canais que não sejam literários, sei lá, não curto. Mas os literários que eu gosto eu acompanho. Achei legal a sua postagem e saber como você está pensando sobre o blog.

    ResponderExcluir
  27. olá!
    Boa sorte com seu retorno as aulas, logo chega dezembroQ
    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Me identifiquei tanto com esse post, mas estou com 19 e ainda não entre na faculdade (alerta de desespero). Continue fazendo o que goste, seus leitores sempre estarão aqui para ler e deixar um comentário.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Acho que depois dos 20 ficamos um pouco assustados com a rapidez em que o tempo passa e tudo que desejávamos fazer e nem sempre conseguimos e bate aquela deprê... Estou com 23 anos e sinto que esse ano tem sido o pior da minha vida em diversos aspectos e, realmente, é muito difícil lidar com tanta coisa. Mas creio que temos que focar naquilo que já conquistamos e ter em mente que ainda temos muita coisa pela frente. Desejo todo sucesso do mundo pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito do seu desabafo.
    O que importa quando você tem um blog, na minha opinião, é se sentir bem, fazer por você.
    Se ele estiver te fazendo feliz se joga e escreve sobre o que quiser.

    ResponderExcluir
  31. Olá, acho que eu te entendo. Estou com vinte e poucos anos e volta e meia me bate essa de "o que eu tô fazendo com a minha vida?!", e entre tantas idas e vindas o blog continua sendo um lugar onde consigo me distrair das coias do trabalho e da faculdade.

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem? Adorei sua postagem, é sempre bom desabafar um pouco... Adorei as dicas de blogs no final do post

    ResponderExcluir
  33. Oi, Haise!
    Concordo plenamente que você tem que se sentir bem consigo mesma! E, se você não está se sentindo bem, procure alguém com quem possa desabafar, ou mesmo escreva nesse seu espaço. Ele é seu, use e abuse.
    Super concordo com o fato de você ter consciência do que está escrevendo, sem agredir ou ofender ninguém, e não se importar se alguém lerá ou não. E entendo que, mesmo assim, queremos nosso espaço, queremos ser lidos. O importante é não encanar tanto com isso.
    Respira fundo e siga em frente.
    Um passo de cada vez.
    Fica com Deus!
    Bjs
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    Parabéns pelos 20 anos. Antigamente eu tinha muitas crises existências. A cada ano ficava pensando no que fiz e no que queria fazer. Então te entendo perfeitamente. Hoje que cheguei aos trinta, estou mais tranquila. E uma coisa é certa, faça apenas aquilo que te faça bem...

    ResponderExcluir
  35. Parabéns! Fazer 20 anos é uma coisa linda. Ter dúvidas é super normal. E já vou avisando elas sempre estarão presente, nos 30, nos 40. O importante e seguir em frente sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Oie!
    Eu já passei dos 20, e confesso que a faculdade, trabalhos e tals e tudo tão estressante, ainda bem que isso passa.
    Escreve sobre o que você gosta, não importa se é sobre livros ou sobre você, quem te acompanha vai querer te ler as suas postagens sempre. Trazer algo diversificado para o seu blog é sempre bom! :)

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Já passei dos 20, mas entendo bem essa pressão. Escreva o que te dá prazer, seu conteudo é maravilhoso e tenho certeza que continuará assim.

    Beijinhos da Paty ;)

    ResponderExcluir
  38. Meu blog já me ajudou a passar por muita coisa... Espero que o seu continue te fazendo bem por muito tempo! Foque nas coisas que você ama que no fim dá tudo certo! <3

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem? Eu comecei o meu blog há muito tempo, uns 7 anos, porque tinha muita coisa acontecendo na minha vida e ele era quase um diário dos meus sentimentos. Mas fico feliz que, hoje, ele seja algo mais útil para os outros, com as resenhas e tudo mais. Eu sou escritora desde pré-adolescente, mas só com 18 anos é que comecei a publicar minhas histórias, mais pra saber se eu tava no caminho certo, porque é fácil escrever e guardar pra gente, né. Ainda hoje, eu não fico pensando se os outros vão gostar, se eu estou entregando algo que vá cativar e vender, porque eu sei que escrevo muito mais por causa de mim. Quanto à faculdade, esse é o meu último semestre e, fazendo uma retrospectiva da minha vida acadêmica, eu desenvolvi transtornos psicológicos sérios por causa da faculdade: ansiedade acentuada, ataques de pânico e depressão. Ainda bem que nada é pra sempre <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Nossa, que bom achar alguém que compartilha o mesmo pensamento que o meu. Te entendo bem, muitas vezes me questiono o que estou fazendo da vida e olha que já tenho 25. Mas é aquilo, levo o blog como um hobbie e isso me faz muuuuuuito bem, pois é com ele que extrapolo tudo aquilo q não me faz bem, vamos dizer que o considero como uma válvula de escape! Se não fosse por ele, estaria mais perto de ter enlouquecido! Rsrs

    ResponderExcluir
  41. Continue fazendo o que faz você se sentir bem, é aí que as coisas funcionam.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  42. Olá!

    Eu entendo perfeitamente o que você está passando, mas não fica preocupada com isso, lembre-se sempre: Se tiver feliz com as coisas que está fazendo os resultados chegam. Eu tendo fazer o melhor possível pelo meu blog, pois é um hobbie que me faz muito bem. É uma verdadeira válvula de escape. Parabéns pela postagem.

    Bjos

    ResponderExcluir
  43. No meu blog também foco nas minhas opiniões e impressões bem pessoais (livros, filmes, séries e opiniões sobre vários assuntos) se puder depois passa por lá com mais calma e olha em outras postagens. Entendo seu sentimento e garanto que com o passar dos anos (vou fazer sete anos como blogueira) só persistem aqueles que realmente amam blogs e a interação das pessoas. Enfim desejo sucesso a vc na vida e na blogsfera.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  44. OOOiiiii... Estou com 35 anos e volta e meia me faço os mesmos questionamentos... É o natural da vida, acho que no dia que deixarmos de nos questionar, estaremos deixando de viver...

    ResponderExcluir
  45. Olá,

    Eu acredito que o blog exista justamente para isso, desabafar. É normal não ter tanta interação atualmente, as pessoas meio que migraram para o Instagram/Twitter, mas se você gostar de blogar continue.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá! Estou com 32 anos e ainda me faço questionamentos, isso é da vida! É claro que queremos que alguém leia nossos textos, mas deixe fluir, os leitores sempre virão. Escreva sobre o que você gosta e sobre o que te faz feliz, beijos!!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  47. Olá, tudo bem?

    Parabéns por seus 20 anos, quando eu tinha essa idade você tinha 8 anos (kkkkk). Os leitores aos poucos vão vir, é um ciclo natural. Questionamentos fazem parte da vida e do nosso crescimento!
    Abraço

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?
    Saudade dos meus 20 anos hahahahah, queria ter lido mais nessa época, mas não consegui :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Olá tudo bom?
    Eh tão bom quando completamos 20 anos, pare que tudo muda em nossa vidas as responsabilidades aumenta!sempre digo que quando mudamos por dentro tudo florece por fora a.

    ResponderExcluir
  50. Olá tudo bom?
    Eh tão bom quando completamos 20 anos, pare que tudo muda em nossa vidas as responsabilidades aumenta!sempre digo que quando mudamos por dentro tudo florece por fora a.

    ResponderExcluir
  51. Oie, verdade quando completamos 20 anos parece que tudo muda, mais responsabilidade e coloca responsabilidade né!
    Quando criei o blog, não sei explicar direito ele fez eu ter mais responsabilidade e vencer minha timidade, tá ainda sou timida mais não como era antes, em algumas festa ficava no canto na minha, agora não! puxo até assunto.
    bjs

    ResponderExcluir
  52. Oi, Haise :)
    Também já passei por esses pensamentos. Vi o meu blog tão fechado em literatura que queria abrir portas para outros assuntos e o fiz, mas percebi que meu espaço não é para isso, que não daria para transformá-lo num diário até porque ele pode ter nascido com essa ideia inicialmente mas o primeiro post foi de literatura pq deseja compartilhar minha opinião sobre minhas leituras e é o que faço a 5 anos com carinho e um pouco de preguiça para não ser hipócrita. kk
    Espero que você consiga traçar um caminho para o seu espaço e fique fiel a ele. Se aqui não começou como um espaço literário não tem porque se prender a isso. Se quer que ele seja pessoal então o torne pessoal, mas se perceber que é uma farsa corra para não se transformar numa.
    Sucesso sempre a você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  53. Oi, tudo bem?
    Eu acho muito bacana esses blogs mais pessoais, mas eu sempre quis um literário, só que agora com a faculdade e toda a pressão dela, eu estou ficando sem ânimo para o blog e é tão difícil :/ Eu também tenho 20 anos e estou naquele momento que penso o que eu tô fazendo da minha vida, então eu te entendo, nem que seja um pouco. Enfim, espero que você consiga conciliar tudo e postar sobre várias coisas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  54. Oiiiii adorei o post e o desabafo. Eu criei o meu para escrever o que sentia em relação ao que eu sentia, pois não tinha tinha ninguém para compartilhar e eu simplesmente eu amo o meu e não é fácil manter esse bendito kkkk.

    Abraços.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir