Os últimos dias, Bela Dias

escrito por ♡ agosto 01, 2017


Título: Os Últimos Dias
Autora: Bela Dias
Páginas: 128
Ano: 2016
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Compre aqui: Amazon - R$ 15,00 | Livraria da Folha - R$ 21,90



Raquel é uma adolescente de 16 anos, cultiva uma amizade forte com um garotinho de 6, chamado Gabriel. Apesar da diferença de idade, ambos partilham de muitos momentos. Inclusive, a rotina maçante do hospital, porque ambos foram diagnosticados com leucemia.

Quando Raquel pensava que seus dias de quimioterapia seriam os piores e seu fim, Gabriel aparece e, de alguma forma, ilumina sua vida, é assim que eles se tornam melhores amigos, os mais sinceros e mais singelos companheiros de luta pela sobrevivência, que entendem pelo que cada um tem de enfrentar.  Só que mesmo assim, a vida ainda parece muito complexa e os obstáculos que surgem no decorrer dos dias dos dois amigos não são fáceis. 

Foto: Livros que Li
"Essa é a história de uma garota que deixou de ser a menina invisível do colégio e se tornou a garota com câncer."

Raquel e Gabriel têm que enfrentar, por exemplo, a falta de amigos, a incompreensão da mãe do menino perante a amizade que eles possuem, a rotina triste e pesada do hospital, além de dores e olhares piedosos.

Apesar de tudo, os dois tentam manter o laço que possuem através da observação de pores do sol, estudar o formato das nuvens no céu, lendo livros, assistindo Adventure Time e, principalmente, mantendo a esperança de que a vida é repleta de fins e recomeços.  

Foto: Livros que Li

Minha opinião:

Os Últimos Dias é um nacional com uma história cativante. O livro possui capítulos curtos e uma narrativa que flui com muita facilidade, mas o que mais me chamou atenção foi a sinopse que revela um pouco da história emocionante que eu pude conhecer. Não é só uma história sobre pessoas que lutam contra uma doença cruel, mas é um livro que em suas poucas páginas nos leva a pensar sobre as pequenas coisas que fazemos, sobre o que valorizamos ou deixamos de valorizar. 

"Dê-me força, grande estrela! Espero que o seu brilho intenso faça que eu veja um futuro não tão triste. No hospital, aprendi a não pensar muito no futuro; o que me interessa é o agora."

Acompanhar a rotina de Raquel e Gabriel me fez ficar tocada por perceber a força que eles transmitiram durante a história, são personagens que despertam a empatia no coração do leitor e, realmente, nos conquista ao passar de cada página. 

Foto: Livros que Li

O livro é envolvente, nos faz amar cada personagem e suas peculiaridades. Além de criar admiração pela escrita elogiável de Bela Dias, eu me senti super lisonjeada de poder ter contato com uma história escrita por uma autora nacional e jovem como eu. Sabe aquele sentimento que surge quando, depois de uma leitura ótima, o livro te deixa com um suspiro e repleta de sentimentos, mas principalmente de esperança no agora e no futuro? Pois então, essa foi a minha sensação final. Esperança. Afinal, com ela, podemos mudar muitas coisas, inclusive a nós mesmos. 

O livro foi enviado pela própria autora e ela fez questão de autografar e deixar uma mensagem amorzinho. Além disso, o exemplar é muito bem trabalhado visualmente, o que me deixou ainda mais empolgada para realizar a leitura. 

Por fim, aproveito para indicar Os Últimos Dias para todos que se interessam por histórias emocionantes, como A Culpa é das Estrelas ou Me and Earl and the Dying Girl. Não deixe de ler! Aposto que não vai se arrepender. Além de ler um ótimo livro, você vai valorizar os autores do nosso Brasil.

SOBRE A AUTORA:


BELA DIAS nasceu em Rio Verde, uma cidade no interior de Goiás, em 1997. Atualmente, vive em Goiânia com seus pais e a irmã mais nova. Ingressou em 2016 no curso de Design Gráfico na Universidade Federal de Goiás. Foi durante sete anos filha única. A união disso a uma infância no interior resultou em uma imaginação extremamente aguçada. Cria histórias a todo momento, seja por escapismo ou por mero devaneio. De alguns anos para cá, decidiu transcrever essas histórias que antes só existiam em seus pensamentos. Por isso se define como uma contadora de histórias. Acredita que essa é uma das suas missões aqui na Terra. Vê‑se praticamente obrigada a contar, compartilhar e inventar histórias. (Fonte)

Você também pode gostar de:

32 comentário(s)

  1. Olha, não é um tipo de livro que eu fique ansiosa para ler, mas sua resenha me despertou a curiosidade de ler ele. Gosto de livros que ao fazer a leitura lhe faça pensar, e esse pelo jeito lhe causou isso. Parabéns, está incrível a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro e ficado com muuuuita vontade de ler, agora então, nem se fala kkkk
    A história deve ser ótima mesmo, que bom que você gostou.
    Se não fosse a minha lista enoooorme, iria ler ele já

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro livros com esse temas que levam a reflexão e sem dúvidas esse me atraiu pra leitura.
    Não conhecia essa obra, mas ja quero saber mais dos personagens!
    Espero ler se tiver oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas já estou doida para fazer a leitura depois da sua resenha, gosto de livros que nos envolve e que ao mesmo tempo nos faz refletir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa parece uma história linda de superação e amizade. Diferente de tantos romances que antamos acostumados, esse parece falar mais de amizade. Amei a resenha e já quero o livro

    Beijos
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, o livro parece ser ótimo. É tão bom quando o livro passa uma mensagem boa para o leitor, ficando em seus pensamentos mesmo depois da leitura.
      Bjs Rose

      Excluir
  6. Normalmente não gosto muito de sick lit, mas a amizade de uma menina de 16 com um menino de 6 me parece ser uma história muito bonita, fiquei bem curiosa para conhecer mais da leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Adoro leituras reflexivas, que deixam o leitor pensando em assuntos pertinentes e que são da vida mesmo, pela capa não leria mas pela sua opinião daria a chance.

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    O livro parece ser lindo! Apesar disso não sei se leria porque sou um pouco receosa com histórias emocionantes desse jeito, acabo me afetando de verdade kkkkkk
    Não conhecia o livro e adorei sua resenha, fico feliz que tenha gostado da leitura!!
    Beijosss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  9. Esse livro com certeza traz uma história marcante e emocionante, e gosto de livros assim. Que nos ensinam e nos fazem refletir sobre a vida e nossas ações. Se eu tiver a oportunidade, com certeza darei uma chance ao livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oiii Amanda, tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada por esse livro menina, realmente deve ser uma história de chorar e nos emocionar, ainda mais com temas dessa doença de leucemia, sua resenha ficou ótima e sei que eu me emocionaria bastante, essa edição está incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Amanda!
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro e deve ser realmente uma leitura tocante. É raro ver um livro sick-lit nacional, pelo visto essa leitura vale a pena.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    A narrativa fluída e capítulos curtos me chamam atenção, mas não gosto tanto de sick lit, então não sei se leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece tão maravilhoso, parece aquele que vai me derrubar e me levar as lagrimas, parece ser uma amizade linda que eles tem e isso me cativa muito em uma leitura. Já coloquei na minha lista

    ResponderExcluir
  14. Eu fico encantada toda vez que vejo novos autores sendo publicados e novas histórias alcançando as pessoas.. Seria uma pena se elas ficassem escondidas só na mente de seus autores. E ainda por cima uma escritora super nova... Sucesso a ela!

    ResponderExcluir
  15. Olá! O livro parece ser muito bonito. Ainda não conhecia e fiquei bastante curiosa. Ótima sua resenha. E que legal ter o livro autografado. Muito sucesso a autora. super bjoooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oieee, achei bem legal a ideia do livro e ainda por cima de um talento nacional! mas no momento estou fugindo de livros que me levam as lágrimas o que com certeza esse faria, mas vai para a listinha! obrigada pela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Adoro conhecer novos autores, ainda mais os nacionais.
    Não conhecia a autora e nem o livro, e gostei bastante de conhecer mais sobre a história através de suas impressões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro, mas estou simplesmente encantada e tudo isso pq sua resenha está deliciosa e muito envolvente! Dica mais do que anotada!

    ResponderExcluir
  19. Heeeey! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas ja me apaixonei rs..
    O enredo de personagens com algum tip de doença está tomando grande espaço entre os leitores e os autores perderam o receio de realizar esta escrita.
    Aposto que será uma leitura extremamente emocionante, já coloquei na minha lista de leitura.

    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Já vi bastante esse livro por ai, mas nunca havia lido nenhuma resenha sobre ele! Não sabia sobre o que se tratava a obra, mas gostei bastante do que encontrei em sua resenha, com certeza na primeira oportunidade que eu tiver irei realizar a leitura da obra, parece ser bem emocionante e diferente dos livros que já li com esse tema!

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. oi Amanda.

    Sua resenha foi uma novidade, pois não conhecia este livro. Como eu adoro o livro e o filme A culpa é das estrelas, eu vou adicionar na minha lista para conhecer a história. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei muito lindo! Ainda mais por ser nacional, já estou apaixonada pela trama!

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha e me interessei muito pois amo esse tipo de livro.❤

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro e mesmo não tendo o costume de ler obras nesse estilo (não sou tão fã de sicklit) fiquei animada para ler.
    Gostei de conhecer o estilo de escrita da autora, e parece ser um livro bem envolvente!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  25. Oi, Amanda!

    Puxa, eu já me apaixonei de cara pelo livro, pela história que é maravilhosa e pela autora que é brasileira e eu ainda não conhecia! Esse livro tem que estar na minha estante. Eu acredito que vou amar! Obrigada pela indicação!Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  26. Oiiii tudo bem??

    Nossa não conhecia esse livro e fiquei bem tocada pela temática, além de bem meigo, o tema é bem forte.
    Adorei conhecer um pouco sobre a obra e me interessei bastante.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  27. Oie,

    Não conhecia o livro, mas a capa me fez lembrar do livro A Cabana, que também não pude ler ainda.
    Adorei a temática do livro e já quero ler por aqui, dica anotada!
    Adorei conhecer a autora também!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  28. Sou super desconfiada de sick-lit, mas gostei desses capítulos curtos. Acho que irei conferir o livro. Parece uma leitura de lavar a alma mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Oie
    faz um tempinho que li o livro e apesar de ter gostando do enredo senti falta de um desenvolvimento maior e acabei não me conectando muito com a história, boa resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii.
    Não conhecia esse livro, mas se já é nacional fico curiosa para ler. Tem muitos autores nacionais arrasando. Tenho feito várias leituras incríveis.
    Beijinhos literários <3

    ResponderExcluir
  31. Resenha caprichada heim, curti muito. Parabens pelo blog, sucesso!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir