Amores e Desamores, Renata R. Corrêa

escrito por ♡ agosto 24, 2017

Título: Amores e Desamores
Autora: Renata R. Corrêa
Editora: publicação independente.
Número de páginas: 62
Ano de publicação: 2017
Para comprar: (amazon)

Sinopse: Nesta coletânea de 11 contos curtos, a autora narra de forma delicada, característica da sua escrita, histórias de amores que deram certo e de outros que não terminaram bem, dividindo com o leitor a angústia, o sofrimento e o medo de seus personagens, bem como seus sonhos e suas alegrias.


Amores e Desamores é um livro de contos escrito por Renata R. Corrêa, autora nacional e parceira do blog Livros Que Li.

Os contos que encontramos neste livro são sobre pessoas que estão recomeçando. Depois de relacionamentos acabados, que não deram certo, temos os personagens que decidiram seguir em frente, se redescobrir como pessoa livre para amar novamente (seja outra pessoa ou a si mesmo).
"Sim, os dois haviam sido flechados por algum cupido."
Os micro contos possuem personagens muito reais, o leitor pode encontrar cada um deles ao seu redor. Alguém que demorou para descobrir que a vida não gira em torno de uma só pessoa ou alguém que não pretende se apaixonar tão cedo, ao invés disso, decide aproveitar o tempo sozinha (o que não é a pior coisa do mundo) e cultivar o amor próprio. Ou alguém que se sente bem ao se doar inteiramente ao outro ou decide dar outra chance para aquele amor que nunca foi realizado. 

Todos nós conhecemos pessoas assim e elas estão inseridas em Amores e Desamores.
"E o amor os rodeava, espreitava. Eles já tinham percebido, era inegável, e agora inevitável. Não teria como escapar. Eles não queriam escapar."
É isso que torna a narrativa tão próxima da realidade, a certeza de que você está lendo algo que já viu por aí ou até mesmo já passou por isso. Os contos são bem curtos e a escrita da Renata é bem clara e cativante. Em alguns contos, eu me senti muito perto de algumas personagens (quase todas mulheres) que demonstravam ser muito fortes, o que me deixou bem orgulhosa, por algumas demonstrarem o seu poder. Já em outros contos, eu não consegui me envolver tanto. Mas é normal, são muitos contos com vários personagens diferentes, então provavelmente você vai se identificar com alguns e outros não.

"Não ceder lhe permitia experimentar a sensação de poder, domínio sobre o outro e sobre si mesma. Ter o controle dos seus instintos era para ela o maior dos prazeres (vai entender!)."

O meu favorito de todos foi o "Dona de Si" porque mostra o que todos nós devemos fazer: nos dar valor. 

"Era dona do seu destino e convicta disso se contentava com a vida dessa forma."

Foi bom conhecer uma autora que escreve sobre esse tipo de assunto de um jeito que pega o leitor e o faz pensar sobre e acaba por deixar uma grande lição. Essa é a minha indicação da vez para quem quer conhecer mais autores nacionais! O livro digital está disponível na Amazon. 

Sobre a autora:


Renata dos Reis Corrêa nasceu em 04/03/1981, mora em Uberlândia-MG com o marido e seus dois filhos gêmeos (um casalzinho). É médica oftalmologista por formação e uma apaixonada pela escrita, pelas histórias de amor e principalmente pelos finais felizes. Uma romântica incorrigível! Escreve em seu blog renatacorreaescritora.blogspot.com.br e já escreveu quatro romances (ainda inéditos), sendo que “Contra todas as probabilidades” é seu romance de estreia. Seu segundo romance “As coisas não são bem assim” saiu pela Editora Pandorga no final do primeiro semestre de 2017.

Acompanhe a escritora: Facebook | Blog | Instagram | As coisas não são bem assim


Você também pode gostar de:

22 comentário(s)

  1. Oiii, amei sua resenha, este livro já está na minha lista de leituras. Eu li As coisas não são bem assim, da Renata e amei.


    Beijos
    www.livrosdanane.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem? Sua resenha me fez querer ler esse livro. Quem nunca sofreu por amor?! Acho que todos nós, e de alguma forma cada vez que lemos aprendemos uma forma nova de superar e viver melhor sempre.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que linda a capa!! <3
    Eu gosto bastante quando há posts que apoiam e divulgam a literatura nacional, acho muito importante esse espaço e os créditos ao mercado "limitado" que possuímos. gostei bastante da sua resenha e principalmente pois você foi bem sincera, por que há mesmo livros (ou no cado desse livro - contos) que não conseguimos nos identificar, e tudo bem mesmo.

    Um enorme beijo, Karol Vicente.
    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que livro mais amorzinho menina, fiquei apaixonada pela sua resenha e a dica em si garota, parece ser aqueles que nos deixam suspirando ao ler cada conto, quero muito e ainda mais por ser nacional.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Haise!
    Gostei da proposta de micro-contos! Aliás, contos são uma boa pedida para quando você quer ler alguma coisa, mas não tão extensa, ainda mais porque você pode ler um conto e ler os demais em um momento diferente. Vou anotar este como dica!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? (:
    Não estou acostumada a ler contos, mas esses parecem ser interessantes, pois são sobre meu assunto preferido: romance e relacionamentos haha Adorei sua resenha, transmitiu bem o que passa o livro. Seu blog tá lindo, parabéns!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Haíse! Tudo bem?
    Eu gosto de ler contos, de vez em quando leio algum livro, achei interessante a proposta de micro-contos. Gostei da sua resenha e o livro parece ser de fato bom. Dica anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia essa obra e gostei bastante da premissa. Além do projeto gráfico bem lindo!
    Apesar de estar lendo pouco livros de contos no momento acho uma super dica pra quem gosta de intercalar as leituras e variar nos gêneros.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Que fofura de livro! Eu ainda não conhecia, mas já pela capa eu me interessei. Eu ainda não li nada da autora, mas estou morrendo de curiosidade com o livro As coisas não são bem assim.

    ResponderExcluir
  10. A ideia de um livro de micro-contos me agrada bastante, acho que gostaria de ler esse livro. A capa também é bem delicada, gostei bastante.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Hello!
    I really liked the post hehe, thanks for sharing it. I followed your blog, could you follow me back?
    A hug!.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia o livro, gosto bastante de contos.Achei a premissa bem legal e fiquei curiosa para conhecer as histórias, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  13. Não tinha visto o livro ainda, mas sendo se contos, já me interessou, ainda mais por falar sobre te recomeços. Dica anotada.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Que linda! Amei a resenha! Obrigada pelo carinho e apoio. Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  15. Olha tenho que ser sincera e falar que não curto muito contos, eu achei muito interessante a forma como você elaborou a resenha mas dessa vez irei deixar passar a dica, muito obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    Que capa mais fofa gente! Amei ela, e amei também a proposta da obra, mas eu passo a dica, pois não sou acostumada a realizar a leitura desse tipo de gênero, mas indicarei para uma amiga, essa com certeza irá gostar da obra!


    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  17. Heey! Que coisa fofa! Esse ano estou numa vibe de ler contos, acho que eu iria gostar ;D

    ResponderExcluir
  18. Apesar de eu achar muito bacana cê estar apoiando a literatura nacional, não consegui me atrair por esse livro por dois motivos: o fato de ser sobre romances, coisa de que não gosto, e ser em forma de contos, que também não sou muito fã. Vou deixar passar a dica desta vez, mas sucesso pra autora!

    ;*

    ResponderExcluir
  19. Não tenho o costume de ler contos, pois às vezes sinto falta de uma história mais longa, complexa e cheia de reviravoltas.
    Mas este livro despertou meu interesse por ter personagens muito próximos à realidade, gosto muito quando encontro narrativas que me fazem pensar que talvez aquele personagem poderia ter existido de verdade.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia a obra, mas só pela sinopse já fiquei encantada!! Vou adicionar à minha lista de leituras!
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Como fã de contos, com certeza me aventuraria no livro. Gosto dessa questão de trazer personagens reais, já que me aproxima mais da história. Ótima resenha, ótimos quotes e dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Eu não costumava ler contos, mas estou lendo um livro nesse estilo e estou adorando, é uma ótima pedida para quem assim como eu não fica um dia sem ler nada. Não conhecia esse, mas me parece muito bom.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir