O espírito de escritor ataca novamente

escrito por ♡ julho 12, 2017


Você já experimentou daquela sensação maravilhosa que ataca depois de ler um livro excelente, aquela vontade de "preciso escrever, eu quero escrever uma história tão boa quanto essa"? Isso acontece frequentemente comigo e sei que deve acontecer com muitas pessoas, mesmo aquelas que não se consideram tão criativas. O ponto é que escrever não é só criatividade, escrever não é um dom mágico, escrever não é só uma ideia boa. Nós sabemos que ideias boas, excelentes, maravilhosas não vão pra frente se o escritor não souber construir e desenvolvê-las. 

O ato de escrever não se baseia apenas em fazer isso esporadicamente, se for um hábito, essa habilidade se torna cada vez mais moldada e quem escreve, seja profissionalmente ou não, sabe disso. A preparação antes de escrever, o modo como você escolhe escrever, como e onde, tudo isso é um processo essencial dessa jornada. A desistência com a qual você tem de lidar também não é fácil, portanto, todo escritor precisa de uma base pessoal e sólida para, enfim, começar.

Pensando nessa temática, eu lembrei de um vídeo bem legal que me motivou muito a voltar a escrever e colocar as ideias para fora de mim. É um vídeo recente que a Soraya Abuchaim, escritora de A Vila dos Pecados (seu segundo livro), postou no Youtube. A Soraya é um amor de pessoa, tem afinidade com os gêneros de terror e suspense e tem como maior mestre o Stephen King. A autora cria histórias que cativam muitos amantes do gênero. Ela disponibilizou um vídeo com dicas para quem quer escrever e não sabe bem por onde começar ou em quem se inspirar. Eu indico muito o vídeo para quem gosta de escrever e até para quem tem uma ideia, mas nunca tentou colocá-la no papel.

Confiram o vídeo:


A dica de hoje é essa. Este é um tipo de post que pretendo trazer frequentemente com dicas, desabafos e sobre todas as coisas que envolvem minha rotina de escrita. 

Soraya Abuchaim é a nova autora parceira do blog. Se quiser conhecer mais sobre a ela, confere esses links: Facebook | Editora Coerência | + sobre A Vila dos Pecados

Até a próxima! 

Você também pode gostar de:

27 comentário(s)

  1. Olá!
    Também temos aquela sensação de "por que eu não pensei nisso antes?" depois de ler um livro tão bom! Hahah.
    Quantas dicas legais! Adorei tudo <3. Já cheguei a escrever uma coisa ou outra, mas nunca ficava exatamente como eu queria.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho essa vontade de escrever, minha imaginação é péssima kkkkk
    quando termino um livro o que eu penso é, meu Deus como farei a resenha kkkk
    Adorei a dica.


    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bom?
    Então eu tenho essa vontade, mas eu assumo que morro de vergonha de fazer um texto autoral, sempre fico encantada na hora de redigir uma resenha ou falar de algum tópico , mas nunca consigo escrever algo meu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Admiro muito quem tem o dom da escrita e ainda mais aqueles que conseguem atingir um grande público com suas palavras. Eu já tentei escrever diversas vezes, histórias até interessantes, eu acho kkk mas sempre desistia justamente por ter preguiça de desenvolver o enredo. Já tentei fazer roteiro também e não funcionou então cheguei a conclusão de que não é para mim, mas mesmo assim escrevo minhas resenhas e adoro ler, acho que dessa forma consigo ajudar a divulgar o trabalho desses amantes da escrita.
    Adorei o post.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. A Soraya é maravilhosa!!!
    Adorei as dicas dela. O medo da gente até meio que dá uma trégua!
    Acho que quando temos uma ajuda assim é bem legal.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Simmm, tenho muita essa vontade quando termino de ler um livro muito bom, mas infelizmente nunca consigo colocar essa ideia em prática...
    Vou conferir o vídeo.
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah que texto legal! Acho super lindo a forma como os autores escrevem e criam seus personagens! Eu nunca tive vontade de escrever nenhuma história e acredito que não terei, prefiro apenas ler hahaha Mas essa sensação de preciso escrever isso, eu sei como é porque quando finalizo um livro bom me sinto assim! Adorei o post e a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já tive muita vontade de escrever, mas acabei desanimando. Quem sabe um dia não volto com o projeto?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. É verdade, essa vontade já bateu algumas vezes. Tenho algumas ideias mas nunca tive coragem de tentar passá-las para o papel, quem sabe qualquer dia rsrsrsrs
    Adorei seu post. Seguindo o Blog para acompanhar mais de perto os próximos!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Conheço bem essa vontade, hahaha! Belo post, ótimas dicas. Inclusive, vou postar o link no Ensaiando e indicar para quem me acompanha. Amei! Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  11. Olá admiro que escreve e consegue passar suas idéias de forma criativa a um leitor sem dúvida é um dom incrível!

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Quantas dicas legais! Adorei! Todo leitor já teve vontade de escrever, eu sempre tive, mas não consigo passar nada pro papel. Hahah
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Essa vontade é despertada em mim quando as pessoas ficam me mandando escrever um livro mas, sempre pensei como você, escrever não é só escrever. É preciso técnica. Amei sua postagem e o vídeo. Esperando as outras pois amei essa. beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiii Amanda tudo bem?
    Estou adorando essas suas postagem com dicas ótimas, estou aos começando a escrever coisas aleatórias e gostei de saber do seu modo, seu blog está um arraso menina!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Acho que todo aspirante a escritor e bom leitor passa por esse momento. E sim, escrever é mais do que uma boa ideia, e acho que por isso, nunca consegui terminar nada que comecei a escrever, sempre acho que falta alguma coisa e vou deixando de lado. Enfim, vou assistir o video e ver essas dicas, quem sabe ajuda. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Amanda!
    Ta aí um tema bem abrangente de post. Escrita realmente é algo muito mais profundo dependendo de como cada um molda e se dedica à seu trabalho. E essa sensação de ler algo incrível e querer escrever algo tão bom quanto é mesmo real, muito acontece comigo, mas uma pena que ultimamente eu tenha escrito com certa instabilidade, parece até que esse post serviu para mim agora mesmo, porque escrever diariamente realmente molda ainda mais o nosso texto, a comparação com o que escrevo hoje para o que era seis, sete anos atrás é surpreendente para mim já, e espero continuar cada vez mais. Valeu mais ainda também a indicação do vídeo e consequentemente canal da Soraya, vídeos com dicas sobre esse tema são sempre ótimos!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Faz tempo que tento escrever, já escrevi muitos roteiros para quadrinhos, mas também faz muito tempo que não escrevo mais nada, acho que meu problema deve ser preguiça e falta de disciplina mesmo.
    Opa vou dar uma olhada no vídeo

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda, sempre me perguntam porque eu não escrevo um livro, e na verdade, esta vontade nunca me bateu. Na adolescência até escrevia alguns poemas, ou algo do gênero, mas era só para mim mesmo, nada sério. Hoje nem isso. Independente disso, achei o vídeo muito bom, principalmente para aqueles que ao contrário de mim, querem escrever.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Nossa Amanda que postagem interessante. Amei a ideia.
    Não conhecia a autora e achei o vídeo muito legal, empolgante e inspirador. Deu até vontade de praticar, sem pretensões, só pelo aprendizado mesmo.
    Adicionei ela na minha lista de favoritos do YouTube e depois pretendo conferir os outros vídeos.
    Valeu pelas dicas sobre escrita e sucesso aqui no seu blog.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  20. Seu post ficou perfeito! Amei o blog e já estou seguindo, você explica super bem e já sei que aqui vou encontrar muito conteúdo de qualidade.
    Adorei o vídeo que colocou no post! Ela ainda recomendou o mestre Stephen King! ♥

    Essa foi a primeira de muitas visitas que farei aqui no seu blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Nossa, concordo muito com você! Direto leio livros que me inspiram, mas sinto dificuldade de colocar no papel as coisas que penso por falta de disciplina... Escrever tem que se tornar um hábito diário se a gente quiser levar a sério, mas tem dia que é tão difícil, né? Mas uma hora a gente consegue, boa sorte ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oieeee, creio que quase todos leitores ja se imaginaram escrevendo algo um dia, eu que o diga, mas não consigo criar nada muito legal na minha cabeça, achei o video bem legal e da pra tirar muitas dicas! obrigada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Eu já tive essa sensação várias vezes, mas nunca cheguei a escrever nada, acho que nunca tive animo, porque criatividade eu tenho de sobra rsrs. Mas espero que um dia eu consiga colocar as minhas ideias no papel.

    ResponderExcluir
  24. Aquele pensamento "porque eu não pensei nisso antes?" sempre passa pela minha cabeça ao finalizar a leitura de um bom livro. Também tem aqueles livros que vemos que acabaram se perdendo, que achamos que o final não foi digno e que poderíamos dar um final bem melhor para ele.
    Sou aspirante a escritora e leitora por vício, e assim sei que toda dica é valiosa no processo de escrita.
    Adorei a postagem.
    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  25. Tenho que concordar com você, não basta criatividade, temos que ter todo um preparo emocional, toda uma estrutura, ambientação, Daí sim, por tudo pra fora...
    Tenho três histórias que iniciei a escria, mas me falta a estrutura pra continuar a escrevê-las.
    Ótima postagem. Parabéns
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  26. Super bacana vc ter compartilhado essa dica. Eu não escrevo, mas para quem escreve, acredito que esse vídeo vai ser super válido!

    ResponderExcluir
  27. De todas as redações que fiz, me dá uma vontade de continuar, e com esse post me deu mais vontade... Adorei, beijos <3

    ResponderExcluir